As personalidades mais comuns do ambiente de trabalho: o aparecido, o chato, o puxa-saco, o sabe-tudo e o tóxico

 

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   Fonte: New York Post

O ambiente de trabalho e até mesmo a vida são compostos por diferentes tipos de personalidades, e muitas vezes essas diferenças podem gerar conflitos e impactar negativamente o ambiente e o desempenho de uma equipe em se tratando de uma empresa  mas ao identificá-los fica mais divertido, compreensível e fácil de lidar.

Mantendo o foco no âmbito profissional, entre as personalidades mais comuns encontradas nas empresas, estão os aparecidos, chatos, sabe-tudo, tóxicos e os famosos puxa-saco.

A foto acima ilustra um fato da vida real que repercutiu negativamente em todo mundo, que foi a atitude bizarra do Sr. Salt Bae durante a Final da Copa do Mundo do Catar, onde ele foi o aparecido e o chato ao mesmo tempo! 

Cada um desses perfis mencionados acima tem suas particularidades e podem causar, se ultrapassarem os limites do aceitável, diferentes problemas ou confusões no ambiente de trabalho, o que torna importante entender como lidar com cada um deles para garantir um clima organizacional saudável e produtivo.

Neste artigo, vamos explorar um pouco mais essas personalidades e oferecer dicas sobre como identificar e gerenciar esses perfis em sua equipe ou no ambiente de trabalho em geral.

O aparecido ou pavão

 O "pavão" ou "aparecido" é aquele funcionário que adora chamar a atenção para si mesmo em reuniões e outros momentos coletivos.

Embora possa parecer inofensivo, sua necessidade constante de se destacar pode afetar negativamente a produtividade e o clima da equipe, principalmente quando ele diminui os demais, seja publicamente ou indiretamente.

 Para lidar com esse tipo de personalidade, é importante estabelecer limites ao aceitável  e evitar alimentar o comportamento exibicionista do "pavão" "cortando" suas plumas quando ele se exceder no seu exibicionismo.

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O chato

 O chato é aquele colega de trabalho que sempre interrompe as atividades alheias com assuntos aleatórios, se envolve onde não é chamado, tem excessos e não sabe respeitar quando não é bem-vindo em assunto ou pauta. 

Para lidar com esse perfil, é preciso identificar e estabelecer novamente limites e deixando  claro que é necessário respeitar o espaço e o tempo dos colegas para poder trabalhar em equipe. Uma conversa direta e franca geralmente resolve 95% dos casos, pois ele vai se perceber e geralmente acalma.

O sabe-tudo

O sabe-tudo é o funcionário que sempre tenta corrigir ou acrescentar informações, que muitas das vezes não são tão relevantes quanto ele acha. 

Ele sempre dá pitacos no trabalho alheio, muita das vezes com o objetivo de alimentar seu ego ou visando mostrar ao todo que tem conhecimento a um superior, o problema é quando isso ocorre diminuindo o outro colega.

 Para lidar com esse tipo de personalidade, é importante uma conversa em particular e explicar que valoriza a sua opinião, mas que é necessário dar espaço aos demais, e que o conhecimento do time é delimitado em níveis ou camadas, sendo todos importantes. Ele também deve ser "lembrando" que nem todos gostam desse tipo de acréscimo ou intervenção que ele faz.

O puxa-saco

 O puxa-saco é aquele funcionário que procura maneiras de agradar seus superiores,  elogiando excessivamente o trabalho deles e oferecendo-se para tarefas desnecessárias, forçando uma intimidade dentro e fora do contexto profissional. 

Existem casos, de puxa-sacos caricatos, que até mesmo bajulam pessoas de cargos menores, esses casos ocorrem também, mas em menor frequência, nesse caso ele é um hibrido de puxa-saco e chato.

 Para lidar com esse perfil, é preciso deixar claro que a empresa valoriza o mérito e o esforço pessoal e que a bajulação não é bem-vinda. 

O problema é que a maioria das pessoas gosta de ser bajulada e muita das vezes dão espaços a esse tipo, que são na verdade grandes estrategistas e conseguem aumentos e salário e promoção pelas sua atitudes.

O tóxico 

O tóxico é o funcionário que reclama constantemente e não tem, geralmente, nada de positivo a dizer. Em um contraponto, ele pode ter muita razão, mas não se policia quanto a frequência que reclama, passando assim do ponto.

Essa personalidade pode impactar negativamente a moral da equipe e desmotivar os demais, pois sua frustação é contagiante.

Para lidar com esse perfil, é preciso estabelecer uma comunicação clara e objetiva, mostrando que a liderança conhece seu comportamento e, em outro viés, pode-se sabiamente pedir a ele sugestões de melhoria e coloca-lo em uma posição solucionador do que está incorreto na visão dele. Nesses casos, geralmente, ele murcha, pois na maioria das vezes ele só sabe reclamar.

Contudo

 É fundamental que colegas e gestores estejam atentos às diferentes personalidades presentes na equipe e saibam como lidar com cada uma delas de maneira a reverter ou usar o comportamento deles em favor da produtividade e do bom ambiente.

Estatisticamente boas conversas diretas e francas resolver todos os possíveis problemas que essas personalidades podem causar.

Ao criar um ambiente de trabalho com menos agentes insalubres, ele se saudável e produtivo, a empresa pode colher os frutos do trabalho em equipe e do ótimo ambiente de trabalho que certamente fundamentam o alcance dos seus objetivos.

 

 

 


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