5 maneiras comprovadas de ser atrativo no LinkedIn

 

Existem algumas estratégias que você pode adotar e aproveitar no máximo o LinkedIn com seu enorme número de empresas cadastradas, hoje 58 milhões no mundo. 

Se você quer garantir que seu perfil se destaque para os recrutadores, confira algumas melhores práticas recomendadas para causar uma boa impressão, construir sua rede e ser descoberto para as oportunidades certas.

Segundo o próprio LinkedIn são cerca de 55 milhões de profissionais cadastrados no Brasil e 58 milhões de empresas no mundo, sem dúvida é o melhor canal para se conseguir um emprego. 

É certamente o local preferido dos recrutadores que buscam os perfis de profissionais para preencherem suas vagas.

Como se destacar

Com tantos profissionais, se destacar não é fácil, e devemos seguir três pilares básicos para ter visibilidade no LinkedIn:

  • primeiro pilar é a qualificação – que abrange a sua formação, cursos, treinamentos, habilidades, etc;
  • segundo pilar são as experiências anteriores – que nada mais são que: onde e quanto tempo trabalhou;
  • terceiro pilar é o estar visível – que é demonstra o primeiro e o segundo pilar no LinkedIn ou em um Currículo.

Entendendo que nesse artigo nós do blog não vamos tratar os dois primeiros, qualificações e experiências.

Vamos então direto ao terceiro pilar, a sua presença e o seu destaque no LinkedIn.

Recrutadores e o LinkedIn

É muito difícil de precisar, mas já se estima que +95% dos recrutadores usam o LinkedIn para identificar potenciais candidatos. Esses recrutadores possuem alguns tipos de oportunidades de emprego que classificamos como:

  • vagas que ficam apenas no recrutamento e seleção interna da empresa
  • as mistas, que vão ter candidatos do interno, e do externo também
  • as externas somente, a empresa quer alguém de fora seja para trazer uma visão diferente ou mesmo por não ter alguém interno capacitado
  • e as indicações, que na verdade podem ser internas, externas ou mistas, porém o candidato indicado prevalecerá.

Recrutamento passivo e ativo

Os recrutadores podem também ou divulgar as vagas em uma plataforma (vagas.com, LinkedIn, Reachr, Gupy, InfoJobs,etc), no que tratamos como recrutamento passivo, os candidatos se cadastram para concorrer.

Já no ativo ele seleciona os seus, ou seja, o recrutador pesquisa na internet, e nesse caso o LinkedIn é a primeira opção – SEMPRE!

Os cinco passos para se tornar visível

Agora que estamos apurados nos conceitos prévios vamos aos passos matadores.

Perfil campeão ou all-star

Preencha TODOS os campos que a Plataforma propõe (título, contato, resumo, competências etc.), pois cada um deles tem uma finalidade específica e CERTAMENTE está atrelada a UX – user experience – do LinkedIn para com quem a utiliza.

Exemplo: se um recrutador quer alguém formado ou pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas e isso não está no campo Educação, automaticamente você não aparecera.

Resumo convincente

Use esse campo não somente para sintetizar sua vivência, mas para mostrar resultados expressivos conquistados ao longo da sua carreira. No resumo você também tem a oportunidade de incluir as palavras-chave do seu cargo, como por exemplo: Especialista em Photoshop.

Dica extra: a palavra mais buscada por recrutadores no LinkedIn é “especializada”, logo use especializado em Photoshop ou especialista em Photoshop.

Para ler um artigo dedicado ao RESUMO clique aqui.

Experiências anteriores

Escreva de forma simples e direta as funções e as realizações principais, que foram de fato diferenciadas.

Use e Abuse

Aproveite a disponibilidade da Plataforma para colocar certificados, badge – arquivo digital que mostra uma nova habilidade adquirida - conquistada, seu portfólio, e tudo mais que agregue valor.

Recomendações

Recomende primeiro para que você possa receber recomendações. Isso é uma forma de validar suas competências. Imagine que nem todo mundo ia validar uma competência que você não tem publicamente.

Competências

Essa seção, que aparenta ser dispensável, na verdade é importantíssima, e separa os “homens dos meninos”, pois você pode colocar desde sua competência em SAP R3 até ser proativo, e pode fazer aqueles testes que se aprovado lhe conferem um badge.

 Conclusão

Viu só como é simples, agora é com você!

Siga esses passos e lembre-se que são dicas básicas que fazem parte de uma estratégia maior – a gestão da sua carreira e da sua empregabilidade.

Quanto mais você incluir sobre si mesmo no LinkedIn, mais conteúdo você terá para aparecer na busca dos recrutadores de plantão.

Nosso Blog, o Contratadox, oferece artigos de qualidade que ajudarão muito você a atingir seus objetivos.

Navegue e confira outros artigos.

Compartilhe esse conteúdo para outros colegas que possam se interessar.



Postar um comentário

Comente se gostou do conteúdo

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato