Se você quer garantir que seu perfil se
destaque para os recrutadores, confira algumas melhores
práticas recomendadas para causar uma boa impressão, construir sua rede e ser
descoberto para as oportunidades certas.
Segundo o próprio LinkedIn são cerca de 55 milhões de profissionais cadastrados no Brasil e 58 milhões de empresas no mundo, sem dúvida é o melhor canal para se conseguir um emprego.
É certamente o local preferido dos recrutadores que buscam os perfis de profissionais para preencherem suas
vagas.
Como se destacar
Com tantos profissionais, se destacar não é fácil, e devemos seguir três pilares básicos para ter visibilidade no LinkedIn:
- primeiro pilar é a qualificação – que abrange a
sua formação, cursos, treinamentos, habilidades, etc;
- segundo pilar são as experiências anteriores
– que nada mais são que: onde e quanto tempo trabalhou;
- terceiro pilar é o estar visível – que é
demonstra o primeiro e o segundo pilar no LinkedIn ou em um Currículo.
Entendendo que nesse artigo nós do blog não vamos tratar os dois primeiros, qualificações e experiências.
Vamos então direto ao terceiro pilar, a sua presença e o seu destaque no LinkedIn.
Recrutadores e o LinkedIn
É muito difícil de precisar, mas já se estima que +95%
dos recrutadores usam o LinkedIn para identificar potenciais candidatos. Esses
recrutadores possuem alguns tipos de oportunidades de emprego que classificamos
como:
- vagas que ficam apenas no
recrutamento e seleção interna da empresa
- as mistas, que vão ter candidatos
do interno, e do externo também
- as externas somente, a empresa quer
alguém de fora seja para trazer uma visão diferente ou mesmo por não ter alguém
interno capacitado
- e as indicações, que na verdade
podem ser internas, externas ou mistas, porém o candidato indicado prevalecerá.
Recrutamento passivo e ativo
Os recrutadores podem também ou divulgar
as vagas em uma plataforma (vagas.com, LinkedIn, Reachr, Gupy, InfoJobs,etc), no
que tratamos como recrutamento passivo, os candidatos se cadastram para
concorrer.
Já no ativo ele seleciona os seus, ou
seja, o recrutador pesquisa na internet, e nesse caso o LinkedIn é a primeira
opção – SEMPRE!
Os cinco passos para se tornar visível
Agora que estamos apurados nos conceitos prévios vamos aos passos matadores.
Perfil campeão ou all-star
Preencha TODOS os campos que a
Plataforma propõe (título, contato, resumo, competências etc.), pois cada um
deles tem uma finalidade específica e CERTAMENTE está atrelada a UX – user experience
– do LinkedIn para com quem a utiliza.
Exemplo: se um recrutador quer alguém formado
ou pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas e isso não está no campo Educação,
automaticamente você não aparecera.
Resumo convincente
Use esse campo não somente para sintetizar
sua vivência, mas para mostrar resultados expressivos conquistados ao longo da
sua carreira. No resumo você também tem a oportunidade de incluir as palavras-chave
do seu cargo, como por exemplo: Especialista em Photoshop.
Dica extra: a palavra mais buscada por
recrutadores no LinkedIn é “especializada”, logo use especializado em Photoshop
ou especialista em Photoshop.
Para ler um artigo dedicado ao RESUMO clique aqui.
Experiências anteriores
Escreva de forma simples e direta as funções e as realizações principais, que foram de fato diferenciadas.
Use e Abuse
Aproveite a disponibilidade da Plataforma
para colocar certificados, badge – arquivo digital que mostra uma nova
habilidade adquirida - conquistada, seu portfólio, e tudo mais que agregue
valor.
Recomendações
Recomende primeiro para que você possa
receber recomendações. Isso é uma forma de validar suas competências. Imagine que
nem todo mundo ia validar uma competência que você não tem publicamente.
Competências
Essa seção, que aparenta ser dispensável,
na verdade é importantíssima, e separa os “homens dos meninos”, pois você pode
colocar desde sua competência em SAP R3 até ser proativo, e pode fazer aqueles
testes que se aprovado lhe conferem um badge.
Conclusão
Viu só como é simples, agora é com você!
Siga esses passos e lembre-se que são dicas
básicas que fazem parte de uma estratégia maior – a gestão da sua
carreira e da sua empregabilidade.
Quanto mais você incluir sobre si mesmo no
LinkedIn, mais conteúdo você terá para aparecer na busca dos recrutadores
de plantão.
Nosso Blog, o Contratadox, oferece artigos de qualidade que ajudarão muito você a atingir seus objetivos.
Navegue e confira outros artigos.
Compartilhe esse conteúdo para
outros colegas que possam se interessar.