Existem algumas coisas que você pode fazer para aproveitar ao máximo sua
experiência no LinkedIn e garantir que as melhores vagas cheguem no
conforto do seu e-mail de maneira automática.
Esses segredos são muito simples de se fazer, mas acredite que menos de
10% dos usuários fazem todos os passos, o que contribuiria plenamente para a
otimização do uso.
Segundo o próprio LinkedIn o alerta de vagas é uma ferramenta desenvolvida
para melhorar a experiência e interação do usuário com Plataforma.
Para ter 100% dos benefícios da ferramenta você deve seguir alguns passos, muitos parecem óbvios, mas não se engane.
- Você deve pesquisar vagas e refinar seus
resultados usando filtros, palavras-chave e pesquisa avançada. Exemplo:
engenheiro civil.
- Habilite o recurso #OpenToWork para que os
recrutadores saibam que você está aberto a novas oportunidades.
- Analise atentamente os anúncios de vaga do seu interesse e tente adaptar seu perfil a elas.
- Depois do passo 1, flag no “configurar
alerta”, como demonstrado na imagem acima. E a cada nova pesquisa feita flag
novamente em “configurar alerta”, com isso você garante o recebimento
periódico de notificações de vagas no seu e-mail.
- Você consegue criar até 20 alertas, logo explore
bem as variações das palavras-chave, por exemplo “engenheiro civil
sênior”, e “Minas Gerais” no campo de localidade.
- Ao criar alertas, assim que a vaga é publicada
você já recebe no seu e-mail e aumenta suas chances de ser um dos
primeiros candidatos.
- Salve vagas enquanto visualiza os resultados
de pesquisa para voltar e se candidatar posteriormente.
- Carregue um currículo padrão no LinkedIn para
usar ao se candidatar a vagas anunciadas no LinkedIn. O indicado são quatro
opções adicionais de currículo para diferentes descrições de vagas. Sugiro
não usar o gerado pela Plataforma, que é muito extenso.
- Utilize o recurso de preparação para a
entrevista para se diferenciar durante essa etapa.
- Mantenha seu perfil atualizado – TODOS OS
CAMPOS SUGERIDOS.
- Adicione uma foto profissional recente no
perfil.
- Crie um banner discreto, que valorize sua foto.
- Use o resumo para compartilhar mais
informações sobre você e sobre os tipos de oportunidades que está
buscando.
- Peça para suas conexões endossarem suas
competências e fornecerem uma recomendação.
- Faça avaliações de competências para validar
suas competências e receber um selo para mostrar sua proficiência.
- Expanda sua rede profissional e conecte-se com
outros usuários do LinkedIn que compartilham um relacionamento
profissional com você.
- Peça alguém para revisar a escrita do seu perfil, erros são comuns, inclusive você deve achar algum nesse post.
- Explore tópicos e conversas de interesse nos
Grupos do LinkedIn.
- Siga o LinkedIn Page da empresa para ver as
notícias e atualizações mais recentes da organização.
- Interaja com o conteúdo publicado pelas
empresas nas quais você tem interesse.
- Pratique o networking moderno e convide o CEO da empresa e o gerente do departamento de interesse para serem seus contatos.
Com esse guia certamente a sua experiência com a Plataforma tende a
melhorar e os primeiros frutos deverão ser colhidos em breve.
Lembre-se que o LinkedIn pode ser o seu guru, ou seu maior coaching
de carreira, sendo necessário que você entenda e saiba utilizar a Plataforma e tudo o que ela pode oferecer.
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Para ter 100% dos benefícios da ferramenta você deve seguir alguns passos, muitos parecem óbvios, mas não se engane.
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