O que significa a palavra networking?
Networking é
um termo com origem no inglês que deriva da palavra network,
onde “net” significa rede e “work” quer dizer trabalho, a expressão traduzida
quer dizer rede de relacionamentos ou rede de contatos, geralmente
profissionais. Por fim, networking é o ato ou ação de construir a sua rede de
conexões, enquanto network é a sua rede propriamente dita.
Abandonemos então
o conceito, pois o objetivo do artigo é fazer com que você conheça, entenda e
eleve seu nível em networking para o profissional.
Essa prática é muito
difundida no mundo corporativo, e se você não faz ou não acha importante é
melhor mudar de opinião rapidamente, pois o networking é fundamental nas
carreiras de sucesso, sendo protagonista em progressões, promoções e
recolocação profissional.
Qual o objetivo de fazer networking?
Lembre-se do
ditado: só é lembrado quem é visto!
Os objetivos são diversos, mas destacamos:
- ser lembrado, visto, percebido, estar inserido, ser referência;
- ampliação de oportunidades comerciais;
- oportunidades de carreira: promoção, aumento salarial, recolocação;
- melhoria nas relações interpessoais;
- aprofundamento de relações com colegas de trabalho, clientes e fornecedores
- obtenção e troca de informações relevantes;
- aumento de visibilidade profissional;
- aumento nas vendas.
Como fazer networking da maneira correta?
Primeiramente,
networking não tem relação direta com amizade ou coleguismo, mas sim no
estabelecimento de conexão ou proximidade.
Não espere! Comece
praticando com as pessoas da sua própria empresa de maneira natural e mais
espontânea possível.
Nunca inicie a sua construção a partir de situações como desemprego ou quando estiver precisando de alguma coisa de alguém. Essa rede
deve estar estabelecida e a construção deve vir antes, para que nessas horas,
seja um movimento natural.
Depois de um bom networking
interno, as próximas etapas são extensão aos clientes e posteriormente fornecedores.
Claro que isso não é necessariamente uma ordem, as etapas podem e devem ocorrer
em paralelo, porém, iniciar “em casa” deve ser priorizado sempre.
Como ampliar estrategicamente minha network?
Estratégia é o modus
operandi que você usa para atingir um objeto. Como em um projeto, o seu ponto
de partida deve ser um ou mais objetivos. Se esse for uma promoção, o
networking deve ser voltado para tal, promovendo conexões com pessoas que podem
contribuir, seja um colega mais experiente ou um gestor da posição que você está
mirando e que possa validar suas pretensões.
Antes de mais nada, não podemos falar de networking moderno sem o uso do LinkedIn, se você ainda tem dúvidas sobre o melhor uso da ferramenta acesse os links
O termo networking
moderno remete basicamente aos meios online, que se protagonizaram no período da
pandemia e se manteve no pós-pandemia. Nesse contexto não temos ferramenta mais
apropriada que o LinkedIn.
Como fazer um bom networking pelo LinkedIn?
Reforçamos que
quantidade não é sinônimo de qualidade.
Mesmo no online precisamos estabelecer objetivo(s) e a estratégia (como alcança-los). Portanto, antes de sair adicionando uma infinidade de pessoas na sua rede pense no objetivo, e se você consegue manter minimamente uma conexão com essas pessoas.
Siga os passos para que são muito efetivos para estabelecer conexão:
- Produza conteúdo de qualidade com objetivo de contribuir com a rede.
- Se não é produtor, compartilhe, mas apenas conteúdo de qualidade, relevante para aquele grupo.
- Curta posts, interaja, comente!
- Identifique interesses em comum
- Não busque os contatos somente para pedir algo.
- Não entre em polêmicas online, você pode “se queimar” rápido e nem ao menos ficar sabendo.
- Tente de alguma forma trazer as conexões do online para o real ou concreto, uma troca de e-mail ou uma ligação.
- Responda a pesquisas, enquetes, ajude pessoas pela rede.
Mudança de mindset em prol do networking
Segundo Carol
Dweck, da Universidade de Stanford, documentou em sua pesquisa, é possível
mudar sua mentalidade da prevenção para a promoção, de modo que você veja o networking
como uma oportunidade de descoberta e aprendizado, em vez de uma tarefa árdua.
Leia na integra o
artigo da Harvad Business Review sobre Networking.
Em um artigo da
Harvard Business Review, Brian Uzzi, da Northwestern University, chama isso de
princípio das atividades compartilhadas, que são “Redes poderosas não são
forjadas por meio de interações casuais, mas por meio de atividades de alto
risco que conectam você a diversas outras pessoas”.
Essas visões sobre
o networking corroboram sobre sua importância e necessidade de pratica constante.
Networking está em todo lugar
Lembre-se, networking é feito em todos os lugares, seja nas Universidades, em cursos, pós-graduação, igreja, no condomínio com seus vizinhos e na internet.
Por fim, o que importa para um networking efetivo é a imagem que você passa, as suas pretensões e o que você pode oferecer as outras pessoas, sendo esses os aspectos mais importantes de uma rede de relacionamento que poderia ser facilmente chamada de rede de trocas.
Bom networking!