09 Soft Skills para Líderes de Sucesso, Modernos e Respeitados

 

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Soft skills é um tema clássico para quando tratamos de carreira de forma geral, mas quando as habilidades comportamentais são tratadas no âmbito da liderança o assunto é mais interessante ainda.

Quando falamos de comportamento e suas habilidades para gestores imaginamos uma quantidade infinita, é de fato a posição requer um “ser” exemplar. Determinar então quais são os 10 soft skills para líderes de sucesso, modernos e respeitados, entre tantos é uma missão difícil.

Com a grau de dificuldade alta ativado partimos para que é de fato fundamental e, acima de tudo, esperado nos lideres modernos, pelos seus comandados.

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1.     Soft Skill Inteligência Emocional

Nem todos os colaboradores reagem da mesma forma à sua liderança. Algumas pessoas podem receber feedback direto, “na lata”, enquanto outras podem exigir uma abordagem mais sensível à crítica, cautelosa. 

Ter inteligência emocional o ajudará a reconhecer certas emoções nos funcionários, entender como a sua liderança afeta o moral e saber como lidar com sua equipe como indivíduos e como um todo.

Líder moderno deve ser humanizado, e deve saber que a sua forma de tratar as pessoas deve variar, pois as pessoas são diferentes!

Literatura recomendada para ampliar a visão no tema com Daniel Goleman:  Inteligência Emocional

Soft Skill Gestão do Tempo. 

Não é nenhum segredo que o gerenciamento do tempo é uma habilidade necessária para qualquer pessoa, mas os líderes em geral podem se beneficiar especialmente do planejamento e alocação de tempo adequados. 

Lideremos modernos e respeitados praticam work life balance e não necessariamente precisam ser work a holic insanos.

Muitas vezes, os gerentes recebem mais trabalho do que podem lidar, portanto, saber como gerenciar adequadamente seu tempo ajudará você a priorizar, delegar e concluir tarefas de acordo com os próximos prazos.

Literatura recomendada para ampliar a visão no tema: Produzir mais com o mesmo tempo 

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Soft Skill Comunicação escrita. 

Com ambientes de trabalho remotos e híbridos em franca ascensão, a comunicação escrita se torna fundamental, mais importante do que nunca. 

Transmitir intenção com clareza e o tom necessário através do texto requer prática. E porque você não pode caminhar facilmente até a mesa de alguém para se explicar, é importante ser completo, direto e conciso em sua instrução escrita.

Melhore seus conhecimentos na escrita: escrita corporativa

Soft Skill Criatividade e Inovação. 

Os gerentes podem se beneficiar da criatividade como ferramenta de soluções de problemas. 

O famoso pensar fora da caixa é uma poderosa ferramenta de incentivar a equipe e redesenhar caminhos clichês e batidos na gestão.

Temos diversas indicações de literatura de aprimoramento, mas vamos deixar você pensar sozinho!

Aprimore sua visão ainda mais: MBA FGV Gestão da Liderança e Inovação

Soft Skill Escuta Ativa. 

Quando pensamos em um bom comunicador, já ligamos a suas habilidades de fala, mas quando se trata das qualidades de um bom gerente, ouvir é tão importante quanto falar. 

Ouvir ativamente é o processo de prestar atenção enquanto outra pessoa fala, de verdade. Quando você ouve ativamente, sua equipe sente que seus pensamentos e insights estão sendo ouvidos e valorizados, o que pode fazer uma enorme diferença na assertividade de sua equipe.

A equipe compra seu discurso, pois você os ouve, e compra o deles. A escuta ativa é um skill relacionamento ao relacionamento interpessoal.

Dica... que livro...de cabeceira ...tem insights incríveis de networking: Como fazer amigos e influenciar pessoas

Soft Skill Definição de metas. 

Definir metas é uma parte essencial da gestão de pessoas e de resultados. Um gerente não apenas deve ser capaz de determinar quem precisa fazer o quê para atingir os objetivos da empresa.

Ele deve também ser capaz de definir metas personalizadas para sua equipe de acordo com as características de cada um, com isso eles certamente conseguiram atingir todo o seu potencial.

Esse livro é muito bom mesmo: Poder da Execução de Metas

Soft Skill Tomada de Decisão. 

O pensamento crítico é importante como gestor, pois cada decisão tomada afeta sua equipe e os resultados. 

Não se esconda, se posicione, seja justo e coerente.

Soft Skill Adaptabilidade. 

Muitos cargos de gestão são dinâmicos, o que significa que você precisa estar pronto para enfrentar qualquer coisa a qualquer momento.

Ser adaptável significa que você é flexível em tempos de incerteza e mudança. Isso também significa que você é capaz de continuar motivando e empurrando sua equipe para frente quando as coisas não saem conforme o planejado.

Se espelhe na água, que se adapta a qualquer recipiente.

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Soft Skill Colaboração. 

Como gerente, trabalhar com outras pessoas é uma das maiores partes do seu trabalho.

Mas ser capaz de trabalhar bem com os outros não é suficiente. 

Como liderança, a colaboração também envolve incentivar sua equipe a trabalhar em conjunto e usar suas perspectivas únicas para criar soluções e melhores resultados.

Boa sorte! Contratado X ... seu blog de conhecimento.




 



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