Soft skills é um
tema clássico para quando tratamos de carreira de forma geral, mas quando as
habilidades comportamentais são tratadas no âmbito da liderança o assunto é mais
interessante ainda.
Quando falamos de comportamento
e suas habilidades para gestores imaginamos uma quantidade infinita, é de fato
a posição requer um “ser” exemplar. Determinar então quais são os 10 soft
skills para líderes de sucesso, modernos e respeitados, entre tantos é uma
missão difícil.
Com a grau de
dificuldade alta ativado partimos para que é de fato fundamental e, acima de tudo,
esperado nos lideres modernos, pelos seus comandados.
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{getToc} $title={Lista de Soft Skills}
1. Soft Skill Inteligência Emocional.
Nem todos os colaboradores reagem da
mesma forma à sua liderança. Algumas pessoas podem receber feedback direto,
“na lata”, enquanto outras podem exigir uma abordagem mais sensível à crítica, cautelosa.
Ter inteligência emocional o ajudará
a reconhecer certas emoções nos funcionários, entender como a sua liderança
afeta o moral e saber como lidar com sua equipe como indivíduos e como um todo.
Líder moderno deve ser humanizado, e deve saber que a sua forma de tratar as pessoas deve variar, pois as pessoas são diferentes!
Literatura recomendada para ampliar a visão no tema com Daniel Goleman: Inteligência Emocional
Soft Skill Gestão do Tempo.
Não é nenhum
segredo que o gerenciamento do tempo é uma habilidade necessária para qualquer
pessoa, mas os líderes em geral podem se beneficiar especialmente do
planejamento e alocação de tempo adequados.
Lideremos modernos e
respeitados praticam work life balance e não necessariamente precisam
ser work a holic insanos.
Muitas vezes, os
gerentes recebem mais trabalho do que podem lidar, portanto, saber como
gerenciar adequadamente seu tempo ajudará você a priorizar, delegar e concluir
tarefas de acordo com os próximos prazos.
Literatura recomendada para ampliar a visão no tema: Produzir mais com o mesmo tempo
Soft Skill Comunicação escrita.
Com ambientes de trabalho remotos e híbridos em franca ascensão, a comunicação escrita se torna fundamental, mais importante do que nunca.
Transmitir intenção com clareza e o tom necessário através do texto requer prática. E porque você não pode caminhar facilmente até a mesa de alguém para se explicar, é importante ser completo, direto e conciso em sua instrução escrita.
Melhore seus conhecimentos na escrita: escrita corporativa
Soft Skill Criatividade e Inovação.
Os gerentes podem
se beneficiar da criatividade como ferramenta de soluções de problemas.
O famoso pensar
fora da caixa é uma poderosa ferramenta de incentivar a equipe e redesenhar
caminhos clichês e batidos na gestão.
Temos diversas
indicações de literatura de aprimoramento, mas vamos deixar você pensar
sozinho!
Aprimore sua visão
ainda mais: MBA FGV Gestão da Liderança e Inovação
Soft Skill Escuta Ativa.
Quando pensamos em
um bom comunicador, já ligamos a suas habilidades de fala, mas quando se trata
das qualidades de um bom gerente, ouvir é tão importante quanto falar.
Ouvir ativamente é
o processo de prestar atenção enquanto outra pessoa fala, de verdade. Quando
você ouve ativamente, sua equipe sente que seus pensamentos e insights estão
sendo ouvidos e valorizados, o que pode fazer uma enorme diferença na assertividade
de sua equipe.
A equipe compra seu
discurso, pois você os ouve, e compra o deles. A escuta ativa é um skill
relacionamento ao relacionamento interpessoal.
Dica... que livro...de cabeceira ...tem insights incríveis
de networking: Como fazer amigos e influenciar pessoas
Soft Skill Definição de metas.
Definir metas é uma
parte essencial da gestão de pessoas e de resultados. Um gerente não
apenas deve ser capaz de determinar quem precisa fazer o quê para atingir os
objetivos da empresa.
Ele deve também ser
capaz de definir metas personalizadas para sua equipe de acordo com as características
de cada um, com isso eles certamente conseguiram atingir todo o seu potencial.
Esse livro é muito
bom mesmo: Poder da Execução de Metas
Soft Skill Tomada de Decisão.
O pensamento crítico é importante como gestor, pois cada decisão tomada afeta sua equipe e os resultados.
Não se esconda, se posicione, seja justo e coerente.
Soft Skill Adaptabilidade.
Muitos cargos de
gestão são dinâmicos, o que significa que você precisa estar pronto para
enfrentar qualquer coisa a qualquer momento.
Ser adaptável
significa que você é flexível em tempos de incerteza e mudança. Isso
também significa que você é capaz de continuar motivando e empurrando sua
equipe para frente quando as coisas não saem conforme o planejado.
Se espelhe na água,
que se adapta a qualquer recipiente.
Soft Skill Colaboração.
Como gerente, trabalhar com outras pessoas é uma das maiores partes do seu trabalho.
Mas ser capaz de trabalhar bem com os outros não é suficiente.
Como liderança, a
colaboração também envolve incentivar sua equipe a trabalhar em conjunto e usar
suas perspectivas únicas para criar soluções e melhores resultados.
Boa sorte! Contratado X ... seu blog de conhecimento.